Como criar um bom Deck

Introdução

      Ao fazer um Deck ou Baralho de Duelo é necessário conhecer seus 4 setores:

  1. 1.Setor dos Monstros
  2. 2.Setor das Mágicas
  3. 3.Setor das Armadilhas
  4. 4.Setor das Fusões

     Além disso para um bom deck é necessário o conhecimento de suas cartas, uma estratégia formada exatamente para melhor desempenho do seu deck e adaptada para o mesmo.



Monstros


      Para se fazer um bom conjunto de monstros devemos ter em mente um tema para esse conjunto, conhecer as fraquezas e forças desses monstros e para escolher tudo isso é necessário ter conhecimentos básicos de como os monstros são dístribuidos e classificados:


Nível: O nível de um monstro simboliza sua força,seu efeito ou sua raridade. O nível vai de 1 a 12, quanto maior o nível melhor o monstro e nas cartas o nível é demonstrado através das estrelas.


Obs: Os monstros de nível 1 a 4 podem ser invocados normalmente,os monstros nível 5 e 6 só podem ser invocados com 1 monstro para tributo (sacrificando um monstro), os de nível 7 a 12 com 2 tributos. No Yu-Gi-Oh! original esses sacrifíciosnão são necessários, os sacrifícios começam no Yu-Gi-Oh! GX.


Atributo: O atributo normalmente é um elemento e o ataque de um monstro é relacionado ao seu atributo que pode ser Luz, Escuridão, Fogo, Água, Terra e Ar.


Tipo: Um tipo de monstro define suas características. Existem 22 tipos de monstros e eles são:
Aqua, Besta, Besta Alada, Besta Divina, Besta Guerreira, Demônio, Dinossauro, Dragão, Fada, Feiticeiro, Guerreiro, Inseto, Máquina, Peixe,Pedra, Planta, Pyro, Psiquico, Réptil, Serpente Marinha, Trovão, Zumbi.


Sub-Tipo: Estas divisões não são muito conhecidas e são clocadas nas cartas entre o tipo e o efeito(um exemplo é Zumbi/Union/Efeito). Os 7 sub-tipos são:
Divino, Genis, Espirito, Toon, Tuner e União.


      Além disso as cartas monstro estão divididas por cores:

  • Amarela: Monstros normais.
  • Laranja: Monstros de efeito.
  • Azul: Monstros com ritual.
  • Roxa: Monstros de fusão.
  • Prata: Monstros de Sincronia.


Monstros Normais: Monstros sem efeito que tem a única função de atacar e defender.


Monstros de Efeito: Monstros que além de atacar e defender possui uma habilidade especial. Existem 4 tipos de efeito e eles são:

  1. 1.Efeito Contínuo: Enquanto o monstro permanecer virado para cima seu efeito continuará ocorrendo.
  2. 2.Efeito com Custo: Para o efeito se manter ativo será necessário um custo.
  3. 3.Efeito Condicional: Ocorre durante certas circunstâncias.
  4. 4.Efeito Comum: É ativado uma vez e quando duelista preferir.


Monstros com Ritual: São monstros que podem ter efeitos ou não, mas o que os diferencia é que só podem ser invocadas através de um ritual, quem quiser invocar esse monstro deve ter em seu deck a carta mágica que faz o ritual e as cartas que permitem que esse ritual seja realizado.


Monstros Fusão: Os monstros de fusão só podem ser invocados através da fusão de 2 ou mais monstros do seu deck, essa fusão pode ser feita tanto por cartas de fusão como "Polimerização" ou até por efeitos de monstros como é o caso do "Canhão de X-cabeça" com o "Tanque de Z-metal" que podem se unir através de seus efeitos criando o "XZ- Canhão Tanque".
OBSERVAÇÃO: Como o setor das fusões é muito curto eu coloquei embutido no setor dos monstros.


Montros de Sincronia: São como fusões, mas só acontecem pelo efeito de monstros e geralmente não usam cartas mágicas para fusão.



Mágicas




      As cartas mágicas são consideradas por muitos o setor mais importante do deck, e isso não acontece por acaso muitas vezes uma mágica pode virar o jogo e surpreender o adversário. As cartas mágicas são em geral de fundo verde e podem ser divididas em 6 tipos:




Mágica Normal: É uma carta de magia sem condições especiais e que é ativada em qualquer turno desde que seja na Fase Principal(terceira fase de um turno ).



Mágica Rápida: Pode ser ativada na Fase Principal, na Fase de Batalha ou na Fase Principal 2 que ocorre depois da Fase de Batalha e tem a mesma função da Fase Principal.



Mágica Equipamento: Serve para equipar um monstro em seu lado do campo ou até no lado do adversário.


Mágica Contínua: É como uma Mágica Normal mas tem um efeito permanente e só pode ser destruída pelo seu efeito ou pelo efeito de outra carta.



Mágica de Campo: Mudam as características do campo e normalmente trazem vantagens à algum tipo de monstro, as Mágicas de Campo são colocadas na zona de campo assim separadas das outras cartas mágicas e armadilhas. Essas mágicas podem ser colocadas viradas para baixo mas não serão ativadas, elas só podem ser ativadas uma por vez e quando uma é colocada a outra é descartada para o cemitério. Se uma Mágica de Campo for destruída sem a colocação de outra o campo fica com sua forma original.



Obs: As Mágicas de Campo também são classificadas como equipamento.


Mágicas de Ritual: Estas cartas são usadas para invocar Monstros com Ritual e são destruídas após a invocação desse monstro junto com as cartas necessárias para o ritual.




Armadilhas




      Podem ser colocadas em qualquer momento do jogo a partir do próximo turno do oponente. São cartas que servem para pegar o oponente desprevenido e possuem cor rosa de fundo. Estou postando os 3 tipos de armadilhas e suas características aqui:



Armadilha Normal: Tem como única função surpreender o adversário com seu efeito especial.



Armadilha Contínua: Tem um efeito permanente assim como a Mágica contínua.



Armadilha de Anulação: Armadilha que é ativada para negar uma ação ou o efeito de uma carta.